segunda-feira, 18 de agosto de 2008

“Será que tudo o que eu gosto é imoral, é ilegal ou engorda?...”

Carboidratos, Proteínas e Lipídios foram as estrelas da aula de terça-feira. Basicamente aprendemos que os alimentos mais saborosos são LOTADOS de nutrientes que são necessários mas em excesso fazem mal e engordam.

Até aí nenhuma novidade ainda, mas para alguém como eu, que vive a escravidão da balança...

Tudo seria tão mais fácil se alface tivesse gosto de pastel, rabanete tivesse gosto de amendoim e limonada tivesse gosto de cerveja. Tenho certeza que nesse ponto estamos todos de acordo não é mesmo??

Para temperar ainda mais esse assunto, aprendemos que o organismo precisa da menor parte do alimento. A digestão serve para quebrar as partículas dos nutrientes até sua menor porção para que ocorra a absorção. Sendo assim aquela batata recheada de requeijão que você comeu ontem foi digerida até chegar ao limite e cada monossacarídeo (glicose) e aminoácido foi absorvido pelo seu corpinho.

Muito bem, vamos ao papo técnico:

Carboidratos (massas, pães, farinha, açúcar, cereais, batata...)
1g = 4kcal (que benção!!!)
Função: principal fonte de energia pela sua rápida absorção. O produto da sua digestão é combustível para o cérebro
Menor parte: Monossacarídeo (glicose)

Proteína (carnes vermelhas e brancas, laticínios, ovos)
1g = 4Kcal (nem preciso falar certo??)
Função: formação e renovação de tecidos, desenvolvimento e crescimento
Menor parte: Aminoácidos

Lipídios (óleo vegetal, azeite, creme de leite, bacon)
1g = 9Kcal (que benção, que benção!!!)
Função: energética pela capacidade que o organismo possui em armazenar esse nutriente nos tecidos adiposos (barriga, coxas, braços...)
Menor parte: Ácidos Graxos

Uma dica legal citada pela a professora foi a seguinte: todo óleo possui uma temperatura limite, sendo assim durante frituras de imersão a alta temperatura destrói a formação original dos ácidos graxos transformando-os em acrolina que é uma substancia tóxica à mucosa. É por esse motivo que seu estomago queima como o inferno depois de um saboroso "pastelzinho de feira”.

Outra coisa interessante é o fato de que as mesmas substâncias podem estar em formas diferentes nos alimentos alterando sua absorção. O ferro, por exemplo, pode estar presente nos alimentos de duas formas: FERRO HEME e o NÃO HEME. O primeiro é absorvido 3 vezes mais que o segundo.

Lembra do Popeye comendo espinafre e ficando forte por causa do ferro??? Então, alimentos de origem vegetal possuem exclusivamente o ferro não heme em abundância o que não ajuda muito para reverter uma insuficiência ou suprir o organismo desse nutriente. O ferro heme está presente apenas nos alimentos de origem animal. Sendo assim, amigos vegetarianos, vocês precisam comer muito espinafre e feijão para garantir sua saúde.

O que precisamos ter consciência é que tudo em excesso faz mal. Se conseguirmos manter uma dieta balanceada, composta por todos os nutrientes necessários, viveremos bem. Sei que isso é um pouco hipócrita para alguém que quer ser Chef de cozinha, mas meu objetivo será criar cardápios saborosos e balanceados, mas não necessariamente magros. A escolha por algo menos ou mais calóricos caberá a vocês.

Na próxima aula, falaremos de Vitaminas. Aguardem.

2 comentários:

WACN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WACN disse...

Boas e úteis as informações deste post. Deus te dê gás pra continuar neste ritmo! Nunca tinha ouvido falar nessa diferença entre ferro M e ñM. E eu que me gabo em casa por comer e gostar tanto de couve e espinafre...quel dommage...