terça-feira, 12 de agosto de 2008

Como desistir da gastronomia em uma aula

Amigos, ontem tivemos uma aula que quase fez metade da turma desistir do curso. Ao ler o nome da matéria, HIGIENE e SEGURANÇA, nem passou pela minha cabeça que iríamos assistir cenas de horror em slides. Pois é, saí com dor de cabeça e estômago embrulhado após uma seção de fotos de alimentos contaminados.

Prometi dividir tudo com vocês, mas fiquem tranqüilos pois irei poupá-los da descrição minuciosa da aula. Afinal, como já disse há alguns posts, vocês serão minhas cobaias e futuros clientes, portanto, detalhes sobre o que vi seria um tiro nas regras básicas de Marketing. (Olha a propaganda subliminar...ririri...tá todo mundo curioso que eu sei...ririri!!!)

Se o objetivo da professora era nos assustar ela conseguiu. No inicio estava tudo tranqüilo. Ela nos apresentou o mundo das bactérias, fez uma introdução à Microbiologia, mostrou os meios de contaminação, as categorias dos microorganismos patogênicos dentre outras coisas. Claro que durante sua explanação ela foi incisiva em relação à nossa responsabilidade como futuros profissionais da alimentação com a integridade física de nossos clientes.

Vocês sabiam que somos uma fonte de contaminação? Provavelmente todos vocês já ouviram isso de mães e médicos, mas para ficar bem claro vamos quantificar:

UFC significa Unidade Formadora de Colônia de bactérias.



A mão humana possui 10^4 UFCs por cm²
A saliva possui 10^8 UFCs por ml
A placa dentária possui 10^10 UFCs por cm²
O intestino grosso possui 10^13 UFCs por cm²
e para fechar com chave de ouro,
1 grama de fezes possui até 10^15 UFCs.

Imagino que nesse momento vocês devem estar desesperados para lavar as mãos....

Vocês sabiam que existem espécies de bactérias de meningite que precisam de apenas um metro de distância para contaminar outro individuo??

Enfim, a querida professora nos liberou para o intervalo e depois de não conseguirmos comer nada na lanchonete “limpinha” do campus voltamos para a sala achando que todas aquelas informações desagradáveis teriam acabado...Santa inocência. O pior é que está apenas começando pois teremos aulas práticas num laboratório de Microbiologia. Já imaginaram???

Espero que tudo melhore hoje à noite. Até amanhã.

PS: Amigo Guiga você deve estar rindo a toa, não é mesmo???

5 comentários:

WACN disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WACN disse...

Viva a Biocen !!!!
Por sinal, meu arroz arbório estava cheio de gorgulho este fim de semana. Meu risoto subiu - e caiu - do telhado...

GIAN PISA disse...

E Guiga tá preocupado com isso!? O cara só come tranqueira...
Por isso que eu sempre digo, qdo vocês ficam comendo nas barraquinhas da vida, lambretas, dentre outras coisas bizarras!

Anônimo disse...

viu só, mocinha?

bem que eu te dizia desde de pequenininha: "lava a mão antes de comer; lava bem as frutas, a louça...
a mãe fala a vida toda, e aí a filha aprende no MBA... ai, ai, vida dura essa de mãe...

Unknown disse...

IRADOOO!!! é e por esse monte d microrganismos a que estamos sucetíveis é que temos um bom sistema imunológico que precisa de excelente alimentação pra funcionar corretamente.

Agora, será que vc vai verter meio d cultura, preparar placas e fazer contagem d UFC d Escherichia coli, Enterococcus ou coliformes? é beeeem interessante!

imagino o quanto vc deve tá adorando o curso!!!

Sucesso prima torta!!!

beijao!!!