segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dia dos pais

Passamos o domingo na praia e eu fui responsável pelo almoço. Optei por um cardápio simples e rápido uma vez que não tive tempo para nada durante a semana. Fiz dois spaghettis, um a bolognesa e o outro com Mexilhões (que são maiores e mais suculentos que o tradicional Vongole).

Como cada um possui sua própria receita de molho à bolognesa, vou publicar apenas a receita para os Mexilhões

• 1 Kg de Mexilhões sendo frescos e nas conchas;
• 500g de espaguete de grão duro;
• ½ colher de sopa de manteiga
• 1 copo de vinho branco seco;
• 1 dente de alho;
• Pimenta vermelha a gosto (dedo-de-moça em conserva é o ideal);
• Salsinha a gosto.
Lave as conchas e deixe repousando por 6 horas em uma mistura de água e sal (30g de sal grosso para 1 litro de água). Esse processo é fundamental para que o molusco “se limpe”, expulsando a areia para fora das conchas. Depois lave as conchas em água corrente, pegue um punhado delas e, com as mãos fechadas, esfregue uma contra as outras. Isso removerá a sujeira grossa, mesmo assim, talvez seja necessário usar uma escova para deixá-las bem limpas. Depois da limpeza, coloque a pasta para cozinhar (al dente). Agora doure a manteiga, o alho picado (sem o miolo) e a pimenta numa panela e, uma vez que o alho comece a ganhar cor, adicione o copo de vinho. Adicione vinho e cozinhe por 1 minuto. Despeje os Mexilhões na panela, dê uma mexida, tampe e aguarde de 3 a 4 minutos. Esse tempo é suficiente para as conchas abrirem, o que indica que o molho já está pronto. Desligue o fogo, prove e verifique se é necessário adicionar sal (geralmente não precisa). Descarte as conchas fechadas e despeje o espaguete na panela com mexilhões. Misture tudo e sirva numa travessa com folhas de manjericão para decorar.
Dica: Regue a travessa final com um bom azeite de Manjericão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tã, estive desconectada por uns dias e nessa volta percebi que seu mundo já está mudando!! rss

Adorei a idéia do blog e, claro, o conteúdo... gostei mais ainda porque vou porder tentar as receitas e te ligar perguntando "alho tem miolo??"/

Parabéns pelo blog, pela paixão que vc está dedicando a esse sonho e mais ainda pela coragem de dar esse passo.

Conte comigo para saborear essa experiência!

beijos, Camila

Anônimo disse...

e como estava bom esse spaghetti!!!

sem falar na sobremesa (rs)

bjs

mamis