quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Entre Egos e Menus

Ontem tivemos aula sobre de Planejamento Técnico de Cardápios (imagino que meus parentes e amigos universitários devem estar morrendo de inveja...). O professor contou tudo sobre sua experiência profissional, particular, opiniões, piadas (meio sem graça) e lá pelas 21:30 h entramos efetivamente no assunto.

Um cardápio é a principal ferramenta de venda de um restaurante. Ele deve ser preparado considerando todos os aspectos do estabelecimento, desde o básico: que tipo de comida, número de categorias, número de itens... até o mais complexo: sobras e aparas, número de integrantes da equipe, espaço físico e recursos, etc.


O primeiro exercício foi montar um cardápio em grupos de cinco. O professor fez questão de ele mesmo montar os grupos, e fez isso logo depois da chamada (ninguém merece!!). Meu grupo escolheu um restaurante tradicional Italiano. Após 20 minutos todos apresentaram o resultado do trabalho.

Dos cinco grupos, três escolheram comida italiana. Achei isso muito interessante. Minha leitura é de que a maioria das pessoas não se afasta de suas origens e se sentem confortáveis falando do que conhecem. Ninguém se arriscou muito. Os outros dois grupos fizeram um cardápio de restaurante contemporâneo, ou seja, um pouco de tudo. Depois do exercício, fiquei pensando: - porque não Pizza ou Hambúrguer??? Seria tão mais simples e fácil.

Enfim, professor falou tanto dele que não conseguimos evoluir mais que isso no assunto. Sei que na semana que vem iniciaremos um trabalho em sala para montar um cardápio completo no qual todos os aspectos teóricos serão considerados para avaliação. Só espero que na próxima aula o professor foque no assunto e não mais nele mesmo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Recebi um telefonema da Mamis falando sobre um site muito interessante. Certamente eu iria adorar navegar no site.

Eu estava muito ocupado, era um daqueles dias que se o chefe fosse um João bobo teria batido tanto nele que não serviria nem para sucata.

Tal foi a minha surpresa quando abri o site. Site de culinária!!!!A mamis ficou louca? Não demorou muito, percebi do que se tratava, fiquei totalmente emocionado, meus olhos encheram de lágrima e o mundo que tinha caído em minhas costas tinha desaparecido.

Adorei, amei de paixão ler as suas histórias.

Continue nesta busca.

Te amo muito

Papis

Anônimo disse...

Eu te entendo !!

Professor é muito mala mesmo !!

HEHEHEHE

Beijos,

Thomas

Unknown disse...

Aeee Tammy, parabéns Prima torta, que bom que está atrás de novas e gostosas experiências, falar pra vc que curto muito cozinhar, e que to me superando viu!!!

Muita sorte pra vc!!

PS. Thomas, nem todo professor é mala, eu, pelo menos, nao sou!! hahahaah

bjos a todos!!!