terça-feira, 26 de agosto de 2008

Delinqüentes invisíveis

Nem o mundo microscópico está livre de maus elementos. Vimos na última aula de Microbiologia os microrganismos úteis e os microrganismos nocivos. Entre os nocivos ainda existem os deteriorantes que cometem crimes leves e de fácil investigação, e os patogênicos que cometem crimes perfeitos, ferem e/ou matam sem deixar pistas…

Os microrganismos nocivos contam com a ajuda de humanos desatentos e irresponsáveis que não se preocupam com a correta higienização dos alimentos que será consumido por ele mesmo e por outros inocentes.

Nossa, eu estou parecendo a Tia Dalva, minha professora da 3° série…Desculpem-me.

Vamos começar de novo:


Existem dois tipos de microrganismos importantes na área da alimentação: os úteis e os nocivos.

Úteis são alguns tipos de Bolores e Leveduras. Os bolores são fungos vivos que são aplicados a certos alimentos com o objetivo de atingir uma certa textura e sabor. As leveduras também são fungos vivos que promovem mudança de tamanho e fermentação dos alimentos a partir de sua respiração. Seguem alguns exemplos de alimentos que recebem cargas de microrganismos úteis: Queijo Camembert, Queijo Roquefort, Cerveja, Fermento, Vinho, Vinagre, etc.

Os nocivos são divididos em duas categorias: deteriorantes e patogênicos:

Os deteriorantes são responsáveis pelo processo de apodrecimento dos alimentos. Eles alteram a cor, o odor, a textura e o sabor dos alimentos permitindo uma análise sensorial.

Aqui temos um ponto de atenção. Não adianta abrir uma caixa de morango e tirar apenas um moranguinho meio esbranquiçado ou cortar apenas o pedaço do mamão que estava escurinho e comer o resto. Temos que descartar todo o alimento, pois ele pode estar totalmente comprometido.

Os patogênicos são causadores de DTAs (doenças transmitidas por alimentos) e não apresentam alterações perceptíveis a uma análise sensorial. Eles ainda são termo resistentes o que significa que mesmo altas temperaturas não os eliminam.

Vocês devem estar pensando? Se eu não tenho como identificar um alimento infectado como evitar uma DTA???

Manipulação e armazenamentos corretos. Seguem os fatores relacionados à multiplicação microbiana:

• armazenamento de alimentos em temperatura ambiente
• resfriamento inadequado
• preparação com antecedência superior à 12 horas para o consumo
• utilização incorreta de sobras
• descongelamento incorreto
• coccção inadequada


No próximo post sobre esse assunto, veremos quais os procedimentos corretos para reduzir os riscos de contaminação.

Não percam, hein!!

Nenhum comentário: