terça-feira, 5 de agosto de 2008

Inicio do serviço - Aula Inaugural


Não poderia ter melhor jeito de iniciar o curso de Chef de Cozinha Internacional senão ouvindo um. Tivemos o privilégio de participar de bate papo com o Chef José Barattino responsável por nada menos que o restaurante do Hotel Emiliano.

Fiquei boquiaberta em conhecer a história de uma pessoa que com apenas 29 anos comanda uma cozinha seis estrelas e coordena 38 pessoas. Para chegar a esse posto Barattino fez um curso técnico de Cozinheiro Chef Internacional e graduou-se em Hotelaria. Trabalhou em alguns restaurantes pequenos e em seguida foi fazer parte da brigada de cozinha do Hotel Intercontinental. Após 3 anos ganhou um concurso patrocinado pelo Chef Loran e como premio passou 2 meses estagiando no El Buli.

Minhas expectativas foram superadas ao saber que em seu dia-a-dia Barattino não fica apenas na cozinha (segundo ele apenas 40% do tempo), mas também trabalha desenvolvendo produtos diferenciados, habilitando fornecedores e formando o preço do cardápio. Achei muito interessante encontrar matérias da administração em meio à ingredientes e panelas.

Durante a conversa pude perceber que uma cozinha comercial não é muito diferente do meu dia-a-dia no banco. É claro que a operação, o ambiente e os clientes são outros, mas a organização da equipe, hierarquia, desenvolvimento de produtos e resolução de problemas ficam muito próximos de qualquer outra atividade.

Esse aspecto foi o que mais me encantou. Fiquei satisfeita em perceber que minha experiência acadêmica e profissional será fundamental para meu futuro nesse novo mundo.

Claro que Barattino ressaltou pontos “não tão bons” da profissão. Trabalhar nos feriados, ter problemas com fornecedores, preparação da equipe, ambiente barulhento, oleoso e quente dentre outras coisas. Mas isso não me assustou pois dificuldades são comuns a todas as profissões e estamos aqui para superá-las.

Como não poderia deixar de ser, terminamos a aula saboreando um ESPETACULAR creme de couve-flor com vieiras e especiarias. Assim que receber a receita posto para vocês.

Nenhum comentário: