quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O lado obscuro da gastronomia

Já na segunda aula percebi que esse curso vai abrir um mundo de conhecimento sobre coisas que passavam simplesmente despercebidas pela maior parte das pessoas. Na terça-feira tivemos aula de Serviços de Sala e Bar. Até aí tudo bem, pois todo mundo sabe que um restaurante é composto de uma cozinha, um bar e um salão com as mesas...Mas, na verdade é muito além disso.

Em nosso dia a dia vamos aos restaurantes e somos atendidos por Garçons, Maitres, Sommeliers, Hostes, Manobristas e outros. Esperamos um bom atendimento com rapidez e cordialidade, mas normalmente nem passa pelas nossas cabeças toda a GINÁSTICA necessária para que esses profissionais consigam nos deixarem satisfeitos.


Vocês já pensaram como deve ser difícil atender ao mesmo tempo uma mesa de Senhoras realizando o reencontro da turma de 67, uma mesa de executivos apressados para voltar ao trabalho, uma mesa com um casal de namorados e uma mesa com um casal com dois filhos (um de 7 e um de 3 ano)???? Pois é, se todas elas estiverem em uma mesma PRAÇA do restaurante elas serão atendidas pela mesma pessoa.

Um dos aspectos mais interessante da aula foi a constatação de que nada adianta um Chef de Cozinha renomado e premiado se o serviço de sala e bar for ruim. Se pensarmos bem, as pessoas que nos atendem formam o único elo com o Chef e se elas não trabalharem direito tudo pode ir por água abaixo.

Por outro lado, também já percebi que essas aulas vão revelar um lado escuro da gastronomia que poderá mudar meus hábitos para sempre e é meu dever dividi-los com vocês. Aqueles que optarem por não saber, aconselho a parar de ler agora...

Sabe aquela sensação ruim de que o Garçom aprontou algo com seu prato depois de você pedir para trocá-lo pela terceira vez?? Ou aquele dia que você tem certeza de que o limão que veio dentro da sua coca mesmo depois de você ter dito que não o queria, foi colocado lá de propósito??? Então...essas coisas realmente acontecem.

Durante a aula ouvimos histórias da pior qualidade como a de um cliente alterado puxando sua esposa pela mão após ter testemunhado o cozinheiro no banheiro de clientes segurando o avental no queixo para fazer xixi e saindo sem lavar as mãos. E a do garçom que quis se vingar do dono do restaurante e serviu a noite toda, um pão mofado disfarçado nas cestas do couvert.

É meu amigos, a verdade nua e crua não é muito agradável. Ainda assistimos a um vídeo ilustrando o pensamento de um cliente a partir da cara de um garçom, imaginado o que o Chef estaria fazendo com sua comida na cozinha. Não vou entrar em detalhes pois se eu assustar muito vocês, talvez nem o meu restaurante vocês freqüentem, mas as imagens foram assustadoras...

Claro que existem lugares e lugares. Muitos alunos contrariados relataram histórias de excelência em atendimento e hospitalidade. O professor ressaltou que casos ruins são incomuns hoje em dia, mas que vale nossa atenção extra quando somos clientes nesses estabelecimentos. O interessante é que ontem estive no Almanara e foi impossível impedir meu olhar crítico. Não percebi nada de mais, mas os erros no atendimento são constantes.

O professor ressaltou aspectos primordiais de hospitalidade e educação que hoje são constantemente esquecidos pelos profissionais da área. Puxar uma cadeira para o cliente, oferecer guardar a bolsa ou casaco, não dizer “BEBIDA????” Ou “E PÁ COMÊ????”...Com isso percebemos que os garçons, maitres, sommeliers, hostes e outros são os vendedores de um restaurante. Eles oferecem os produtos, apresentam os diferenciais e são uma das peças fundamentais para o sucesso do estabelecimento.

Bem, teremos 7 aulas sobre esse assunto. Aprenderemos a servir bebidas, montar mesas, preparar drinks, contratar pessoal, dentre outras coisas e assim vou dividindo com vocês. Até mais.

Um comentário:

Anônimo disse...

AHAHAHAHAHA
Nem fale viu , eu almoço no centro, geralemente ao lado do seu digníssimo !! E posso lhe afirmar com a maior certeza do mundo ,de que a comida lá é bem estranha !!
Só da para comer olhando para frente, para não ver a comida se mexendo !! EHEHHEHE

Parabéns pelo blog, espero que ele continue por muito mais que 12 meses , pois assim ele vira uma fonte digna de receitas deliciosas !!! Nham!!!

Beijos,

Thomas