sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Aos Amigos Empreendedores

Ontem tivemos aulas de Estrutura e Organização em Serviços de Alimentação e posso dizer que foi muito interessante. Primeiro porque pela professora muito didática e segura (não sei se meu julgamento está alterado pela aula anterior, mas enfim???) e porque esse é um dos assuntos que mais interessa no curso. O objetivo da matéria será adquirimos noções básicas das necessidades físicas de um estabelecimento desde sua planta e distribuição até os equipamentos. Além disso conheceremos a linguagem técnica necessária para direcionar os arquitetos em projetos para serviços de alimentação.


Por falta de tempo, tivemos uma hora de apresentação da lista de material e uniforme, não entramos a fundo no assunto mas recebemos algumas informações bem interessantes além da demonstração da bibliografia indicada.

Vocês sabiam que existem legislações federais, estaduais e municipais que definem as regras físicas, trabalhistas e sanitárias de todos os estabelecimentos? Eu até imaginava, mas não nesse nível de detalhe. A legislação estadual chega a definir o pé direito mínimo de um estabelecimento. Eu ainda não tive tempo de ler os documentos inteiros (lição de casa), mas para aqueles que gostariam de montar o próprio negócio e dica é quentíssima...

FEDERAL: Anvisa RDC 216 - http://e-legis.anvisa.gov.br/leisref/public/showAct.php?id=12546

ESTADUAL: Secretaria Estadual de Saúde - http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=20920&word=

MUNICIPAL: Secretaria Municipal de Saúde - http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/alimentos/0018

Amigos empreendedores, essa aula será fundamental para quem quer montar o próprio negócio de alimentação, então vou caprichar nos detalhes e na bibliografia. Essa seção do cardápio do blog será inteiramente dedicada à vocês.

Um comentário:

WACN disse...

Mrs. Fisichella!

Tem baiano de olho no blog tb, viu? Te desejamos um sucesso meio interesseiro, afinal de contas pretendemos ser comensais - ao menos do refugo! - das iguarias que surgirão pouco a pouco desta sua nova empreitada.
Tudo de bom, de coração.

Wacn