terça-feira, 19 de agosto de 2008

Censura não! Apenas melhor conteúdo.

Queridos bloggers

Gostaria de combinar com vocês o seguinte: todas as vezes que uma aula não tiver agregado informações relevantes ou novas irei substituir o post por uma boa receita. Serão receitas que eu já fiz e que funcionam.

Isso foi exatamete o que aconteceu na aula de Planejamento Técnico de Cardápio da última quarta-feira. O professor conseguiu repetir tudo o que ele havia dito na semana anterior. Sendo assim vamos compensar esse post com uma boa receita.

Fiz uma receita de vitela do Chef Marcilio Araújo do Lê Vin Bistrô (publicada no site www.panelinha.com.br) no dia dos namorados. Ficou EXCELENTE!!! Para ser sincera, nem imaginava que eu conseguiria preparar uma carne com o sabor e a consistencia com que ela ficou. Essa experiência ilustra a máxima da Gastronomia de que ingredientes de boa qualidade fazem toda diferença.

Comprei todos os itens no Mercadão de Pinheiros. A carne também foi comprada lá, no box 55/56 da Royal Meat com o Rogério. Liguei antes e ele separou a peça fresca, cortou, embalou separadamente cada pedaço identificando-os por uma etiqueta. Trabalho de primeira qualidade. Para quem se interessar o telefone é: (11) 3031-0419.

A receita pede 1,2kg de coxão mole de vitela, mas o pedaço de vitela que comprei não tinha mais de 600g de coxão mole então juntei com um pouco de filé mignon (dica do próprio açogueiro). Ficou ótimo. A receita serve duas pessoas e leva uma duas horas e meia para ficar pronta.

Ingredientes
1,2 kg de coxão mole de vitela
4 dentes de alho
1 cebola grande]
1 alho-poró (somente a parte branca)
2 talos de salsão
1 cenoura
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
1 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 1/2 xícara (chá) de cogumelos-de-paris
1 l de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de cebolinha francesa picada
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de sal 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo
1. Limpe os cogumelos com um pano de prato úmido. Se preferir, lave-os rapidamente sob água corrente para não encharcá-los. Numa tábua, corte-os ao meio.
2. Corte a cenoura e o salsão em palitos de 4 x 2 cm. Corte a cebola em 4 pedaços. Descasque os dentes de alhos e reserve.
3. Corte a carne em cubos de 2 cm. Transfira para uma panela grande e cubra com 2 litros de água. Leve ao fogo médio e, quando ferver, deixe cozinhar por 5 minutos. Escaldar a carne serve para deixá-la bem branquinha. Desligue o fogo, escorra bem a água e mantenha a carne na panela.
4. Junte à carne os dentes de alho descascados, a cebola, o alho-poró inteiro, o salsão, a cenoura, o louro, o alecrim e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino, de preferência, moída na hora. Regue com o vinho e junte mais 2 litros de água. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos.
5. Retire a carne, os palitos de cenoura e de salsão. Reserve 1 litro do líquido e escorra o restante. Despreze as ervas e outros legumes.
6. Numa panela média, leve a manteiga ao fogo baixo. Quando derreter, junte a farinha de trigo e misture com uma colher de pau. Acrescente o líquido da cocção da carne aos poucos, mexendo com um batedor de arame (fouet) para desfazer os grumos de farinha. Junte o creme de leite, a carne, os palitos de legumes e os cogumelos. Deixe cozinhar por 20 minutos. Verifique o tempero e, se necessário, acrescente mais sal e pimenta.
7. No momento de servir, decore com a cebolinha picada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tammy

Adorei a receita, já estava pensando em fazer esse prato amanhã... aí eu li o seu texto anterior (será que tudo que eu gosto...)
E me peguei imaginando quanto de carboidrato, lipídio etc iríamos consumir.
Como vc mesma diz "Ai, que benção!!!"
Ninguém merece! Mas é legal mesmo a gente pensar sobre isso, e aprender a engolir só o que vale a pena, na hora certa, e de quebra, com boa companhia e ótima conversa.

Estou adorando o blog

bjs

mamis