terça-feira, 30 de setembro de 2008

Os primeiros cortes


Aleluia!!!! Começamos as aulas práticas. Cheguei no curso e já encontrei a turma agitada desfilando os uniformes de e as maletas de chef. Não posso esconder que também fiquei bem emocionada ao me olhar no espelho e constatar que estou cada vez mais perto do meu sonho...

O professor deu todas as orientações em relação as regras e postura. Peças faltando do uniforme, unhas coloridas e compridas, cabelos fora do chapéu, dolmas sujas dentre outras coisas são redutores das notas diárias de participação.

Isso significa que mais uma vez vou contar com o anjo do meu marido para me ajudar na organização das minhas coisas (ele não me deixa esquecer de nada...).

O módulo de Habilidades Básicas é o maior do curso. Aprenderemos Fundos, Molhos base, cortes, técnicas de cocção e tudo que é necessário para avançarmos nas cozinhas específicas.

Ontem, a aula foi focada na apresentação do curso, dos utensílios e na escala de tarefas. Cada aluno assume uma responsabilidade por noite. Essa função vai desde Sous Chef até Lixo. Ontem fui tournant (o coringa) e até que não foi tão ruim. Hoje serei UTENSÍLIOS. Isso significa que terei que garantir que todos os utensílios de cada uma das praças, estejam limpos e devolvidos.

Claro que essas funções trabalham para o coletivo, mas todos os alunos são responsáveis pela sua praça de trabalho, então lavar, enxugar, desengordurar, varrer serão atividades diárias.
Pois é... Não dá para comer a carne sem antes roer o osso não é mesmo??? Sinceramente não tão ruim. Vou aprender a me organizar melhor na cozinha.

A atividade ontem foi, cortar vegetais em cubos. O professor não ensinou técnicas de corte, apenas pediu para que cada uma cortasse cenouras e batas em cubos pequenos. Nossa produção foi colocada em sacos e identificada por uma etiqueta. Hoje, faremos uma avaliação individual do resultado com o professor.

Nem preciso dizer que no meu saco existem pirâmides, cones, cilindros, prismas e...alguns cubos. Não riam não!! Parece fácil, mas vá para sua cozinha e tente realizar essa tarefa. Lembrando é claro que numa produção profissional o corte deve ser padronizado. Isso significa que não pode ter um cubo do tamanho de um dado e outro do tamanho de um gelo... Tente lá depois me conte...

Hoje aprenderemos as técnicas corretas de cortes em vegetais e possivelmente teremos uma provinha prática...(para ajudar nunca fui boa aluna de geometria).

Torçam por mim.

4 comentários:

GIAN PISA disse...

Vou torcer!!!

Anônimo disse...

Comprei um Perfect Dicer, no Polishop. Pra fazer companhia ao meu Grill George Foreman...
Tô picotando tudo direitinho!!! kkk
Bjs.

Anônimo disse...

Tammyca !!

Eu quero so ver as obras de arte em cenoras e aipos !! ahahahha

Quero aprender tudo depois tam !!

Beijos,

Thomas

lulileslie disse...

Tammy,
as fotos do Alinea tão nesse link:
http://flickr.com/photos/lulileslie/sets/72157607190735255/

Não ficaram lá muito boas pela falta do flash, mas já dá pra ter uma noção. =)

E depois quero as dicas de corte, hein? Se não vou seguir a dica do amigo ali e comprar um PerfectDicer. hehe

bjs!