quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Mila e seu Bechamel


Iniciamos ontem a etapa de espessantes e molhos base. Assim como os fundos essas preparações servem como base para outras.

Vou passar para vocês a receita do Bechamel que é uma preparação básica para molhos e outras receitas.

Ingredientes:

1,5L de leite
1 cebola piquée
90g de Roux branco

Alguns de vocês devem estar pensando. Que diabo é ROUX BRANCO????

Ok. Vamos primeiro à essa receita:

Ingredientes:

50g de farinha de trigo
50g de manteiga clarificada

Ops...acho que deu nó de novo... MANTEIGA CLARIFICADA????

A brincadeira é apenas para ilustrar como a maioria das pessoas (e eu me incluo dentre elas) muitas vezes cozinha algumas coisas sem saber a preparação correta e para que servem. E não adianta dizer: Eu faço do meu jeito e dá certo, porque esse é um blog acadêmico e sendo assim precisamos aprender as formas corretas de preparação e cocção.

Muito bem, Manteiga Clarificada nada mais é que manteiga integral derretida e livre da parte da proteína e dos açucares. Prepará-la é muito simples e ela pode ser guardada como manteiga comum. O ato de clarificar a manteiga faz com ela agüente maiores temperatura sem queimar (da até para fazer fritura de imersão...não que isso seja correto, o comentário é apenas para ressaltar a mudança que faz o processo)

Pegue uma quantidade grande de manteiga (no mínimo 1kg) e leve ao fogo bem baixo (o mais baixo possível). Deixe derreter por completo. Desligue o fogo e retire com uma colher grande de metal o “sobrenadante” (não é chique??) que é um tipo de espuma espessa que se forma na borda.

Em seguida passe bem lentamente a manteiga por um filtro de papel (de preferência dentro de um funil). Observar que a medida que o nível do liquido vai baixando, você começará a enxergar um tipo de “leite” no fundo. Essa parte não pode (de jeito nenhum) passar pelo filtro. Dessa forma tome cuidado e interrompa o processo assim que esse liquido grosso se aproxime da borda.

Pronto, vocês já tem manteiga clarificada que pode ir a geladeira e ser usada muitas vezes. Só não vão passar no pão né!!!

Agora vamos ao Roux.

Roux é um espessante que tem a propriedade de engrossar outras substancias. Ele é composto por farinha de trigo cozida em uma gordura. O padrão é utilizar a mesma quantidade de farinha e manteiga.

Leve 50g de manteiga clarificada para a frigideira. Derreta em fogo baixo. Junte a farinha aos poucos misturando com uma colher para não empelotar. Cozinhe até a cor passar de amarelada para branca e começar a cheirar pipoca. A consistência deve ser de um creme firme lembrando areia molhada

Finalmente podemos voltar ao Bechamel.

Coloque o Roux branco em um panela fria. Coloque a cebola piquée (cebolinha para conserva sem casca com uma folha de louro presa por um cravo espetado). Em fogo médio vá acrescentando o leite frio mexendo constantemente com um foue para não empelotar.

Deixe cozinhar até atingir a consistência desejada. Ele pode ser mais liquida para um molho, média para gratinados e até consistente para virar bolinha e fritar.

Amanhã falaremos de Branqueamento. Não percam...

PS: Fiquem atentos que hoje temos dois posts.

8 comentários:

Che disse...

Ë, tem que ter paciencia 'pra cozinhanr né? imagina se eu ia imaginar ter que coar manteiga! rs


beijo tammy!

Anônimo disse...

Tammy
Não sei se fico feliz pelo Gian pelos belos e deliciosos pratos que ele vai saborear, ou se fico com pena pelas horas e horas em que ele "obrigatório-voluntariamente" vai ter que passar como ajudante de cozinha.
Por que o negócio tá ficando interessante, mas, só de ler, dá uma preguiça...

Prof. Sergio C. Baptistella Filho disse...

Muito bom isso hein ?!?!?
Mas com farinha ficaria muuuuito melhor !!
hehehehehehehehe
Vamos colocar em prática essas receitas ô !!
Deu água na boca !
Nham...nham...nham...nham...

Anônimo disse...

Ta... eu faço do meu jeito!!! HA HA HA
Agora que tenho a receita certa de bechamel me restam três alternativas:
1.fazer o processo correto.
2.não fazer mais bechamel
3.pedir para vc fazer para mim!!!!

Anônimo disse...

E agora...?! O que faço com minhas caixinhas de bechamel pronto comprados no mercadinho da esquina?

Unknown disse...

Não sei nem do que se trata, mas deve ser muito bom. Essas aulas teóricas são bem interessantes, entretanto por favor me avise quando começarem as práticas... Aliás, onde entra a cervejinha ou o vinho na receita? Esses ingredientes não podem ficar de fora nunca, mas tudo bem isso é só o começo.

Tania Regina disse...

E eu que faço Bechamel com margarina e MAIZENA!!! (rs)


Agora entendo porque a mussaka que eu faço fica "chocha".

bjs

Anônimo disse...

Hummmm....e que bechamel!!!!
hahahha

beijos flor